sábado, 13 de junho de 2015

Inova Moda- Inverno 2016: "Caminhos"

Oi gente. Não sei se ficaram sabendo, mas no dia 26 de maio aconteceu o lançamento do caderno INOVA MODA, uma parceria super bacana entre o SENAI e o SEBRAE. O projeto acontece em várias capitais do país, e em Brasília o lançamento foi no auditório do SENAI de Taguatinga, com o intuito de apresentar as novidades para os empreendedores da área de confecção, ou do vestuário, micro e pequenos empresários.
Na palestra a consultora de moda do SENAI, Marlúcia Santos apresentou os Cadernos de Criação e Tecnologia Inverno 2016, para os empresários, e estudantes do Distrito Federal. O tema desse ciclo foi “Caminhos”. No total são oito ciclos, que serão apresentados até 2018. Esse foi o 3º, (queria tanto ter ido aos anteriores), e foi muuuuuuito legal. Super produtivo e cativante. Serão apresentados dois ciclos por ano, fazendo referência às tendências inverno e verão.
Foram ofertadas várias oficinas incríveis. E pra interação de cada pessoa nas oficinas, foi entregue um kit muito amor pros participantes  .
Oficinas

– Apresentação de palestra de lançamento da publicação; 
– Curso “Laboratório de Criativação”; 
– Oficina “Desenvolvimento de Produto”; 
– Oficina “Olhar da Forma (modelagem)”; 
– Oficina “Ensaio de Elaboração de Fichas Técnicas de Produto para Planejamento de Produção”.

Kit:
v  Um catálogo INOVA MODA Tecnologia
v  Um catálogo INOVA MODA Criação
v  Dois painéis de imagem
v  Moldes
v  Um caderno de criação de tecnologia. (croquis)
v  Um estojo com lápis, borracha, apontador e caneta
v  Uma caixa de giz de cera 12 cores, e uma caixa de lápis de cor jumbo nas cores: preto, prateado e dourado.
Material para uso nas oficinas. 


Sabe aquela frase: “É nos detalhes que você percebe a importância dada”. Pois é, esse foi o detalhe do INOVA pra mim. Um material completo, útil e gracioso que só vendo,  (e eu tenhoooooooo).

Oficina “Laboratório de criativação”

 A oficina de criativação() foi amor a primeira vista. Nessa oficina, como o nome já diz é pra exercitar a criatividade. Os painéis e o catálogo de criação do kit foram usados nesse exercício. Tínhamos que escolher um estilo, uma imagem do painel e a partir daí selecionaríamos as cores predominantes. Os painéis surgiram de todo esse processo. Eu sou muito suspeita pra falar por que simplesmente amo esse tipo de tarefa. Então me debrucei com as amiguinhas, (Drea e Tamis♥) e saiu tudo com muita facilidade.
Oficina “Desenvolvimento do produto”

Essa oficina foi tão estimulante... Tive que sair do meu quadradinho e abrir minha mente. Eu, e meu grupinho escolhemos um estilo que não é o nosso justamente pensando nisso. Queríamos olhar além, e assim foi. Escolhemos o normcore, andrógeno, alternativo, tudo isso junto. E a partir daí, dos painéis que criamos pensando também nesse gênero tínhamos que criar uma estampa (morrideamor). Usamos papel vegetal, giz de cera, camiseta branca, ferro de passar e a nossa imaginação. Fizemos esse desenho acima, e passamos pra blusa. A estampa idealiza um ipê. O caule é a catedral e as flores são os passarinhos do Athos Bulcão. Esse estilo de estamparia, se chama frotagem. #amorporbrasilia
 Oficina “Olhar da forma” (modelagem)

A oficina de modelagem quem aplicou foi a Estefania Rosa, coordernadora de vestuário do SENAI. A Estefania aplica tão bem modelagem que parece fácil, haha. Mas não é, não é messssmo. Não pra minha pessoinha. Modelagem exige muito raciocínio, atenção e paciência. Sem um desses ingredientes tudo pode ruir.
Tivemos que criar uma calça utilizando todo o tecido fornecido por eles, e essa foi a parte mais complexa, porque a ideia era não desperdiçar, então tínhamos que de alguma forma encaixar um bolso, uma faixa, qualquer invenção para utilizar todo o tecido de forma criativa e tuuuudo isso com o tempo cronometrado, tensodemais . No final deu tudo certo, conseguimos apresentar e completamos a missão. Não posso dizer que ficou super lindo =x, maaaassss... ;)
Gente infelizmente não tem fotos da oficina “Ensaio de Elaboração de Fichas Técnicas de Produto para Planejamento de Produção”. Falando um pouquinho, foi uma oficina bem técnica e proveitosa. Aprendemos como tabelar situações de acordo com uma fábrica de produção, tempo que cada operadora leva pra fechar a manga de uma blusa, ou a gola por exemplo. Algo nesse sentido. Então, os empreendedores dessa vertente aproveitaram bastante. Já tinha podido ter uma aula parecida com essa no primeiro semestre do curso que faço. 

É isso gente!
O projeto é super rico e estimulante. Fiquei muito feliz em poder participar e aprender mais e mais.
É especialmente bom perceber que têm empresas e instituições olhando com mais carinho pra moda e pra área de uma forma geral.
Espero que tenham gostado. E no próximo já sabem. Façam as suas inscrições porque é limitada a quantidade de participantes. 

2 comentários:

  1. Mandy, Vc fala com tanto amor <3 que dava pra ouvir você falando enquanto eu lia! Parabéns, continue q vc vai longe ~com certeza!!!
    =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Drea♥
      É tudo feito com muito carinho mesmo. ^^

      Excluir